cirurgia bariátrica

Entenda a importância do acompanhamento multidisciplinar pré-cirurgia bariátrica

Não há dúvidas sobre a eficácia da cirurgia bariátrica no tratamento da obesidade mórbida. Porém, o seu sucesso está diretamente ligado à qualidade do pré e do pós-operatório, e o acompanhamento da equipe multidisciplinar é fundamental nesse processo.

Você sabe quais as especialidades que formam essa equipe? Sabe porque o trabalho deles é importante para a cirurgia? Se quiser conhecer a resposta dessas perguntas, leia o artigo.

Quais médicos compõem a equipe multidisciplinar da cirurgia bariátrica?

Devido à complexidade desse procedimento, existem muitas exigências que o paciente precisa cumprir, tanto no pré quanto no pós-operatório. Elas serão prescritas por médicos de diferentes especialidades, que também irão acompanhar a disciplina do paciente para o seu cumprimento.

Todos esses profissionais desempenham suas tarefas com um único objetivo: fazer com que a cirurgia seja um grande sucesso. Para estar apto ao procedimento, o paciente precisa realizar diversos tipos de exames.

Por meio desses resultados é que será possível confirmar sua condição física e psicológica, e definir a melhor técnica cirúrgica. Os exames são realizados em diferentes partes do corpo. Por isso, precisam ser prescritos e avaliados por médicos das seguintes áreas:

  • Endocrinologia;
  • Psiquiatria;
  • Ginecologia;
  • Pneumologia;
  • Cardiologia;
  • Nutrologia.

Por que esse acompanhamento é importante?

O objetivo da cirurgia bariátrica não é apenas promover o emagrecimento do paciente, mas também restaurar a sua saúde, devolver sua qualidade de vida e preveni-lo de doenças ocasionadas pela obesidade.

Para alcançar esses objetivos, é fundamental que haja uma equipe de médicos de diferentes áreas de atuação acompanhando o paciente. Assim, cada um irá analisar a evolução de cada parte específica do corpo.

Na maioria dos casos, a equipe é indicada pelo cirurgião bariátrico e as consultas são individualizadas para cada paciente. Existem estudos que comprovam os benefícios da abordagem multidisciplinar, principalmente, no que se refere à melhora dos resultados.

Para que você perceba de forma mais clara essa importância, conheça mais sobre a análise realizada por cada especialista.

Endocrinologista

A consulta com um endocrinologista durante o pré-operatório é fundamental. Isso porque existem doenças que podem causar a obesidade e que não são tratadas pela gastroplastia, como por exemplo, um tumor na glândula supra-renal.

Por isso, o parecer desse especialista poderá indicar ou não a necessidade da redução do estômago. Caso haja outra patologia, ele deverá ser tratada, o que, na maioria dos casos, resolve o problema da obesidade.

Psiquiatra

Esse procedimento cirúrgico depende não exclusivamente da saúde física do paciente, mas também da sua saúde mental. Existem distúrbios psiquiátricos que podem contraindicar a cirurgia.

O conhecimento do perfil psicológico do paciente é obtido por meio do parecer do psiquiatra. Ele é quem irá diagnosticar algum tipo de transtorno, tal como, a compulsão alimentar.

Ginecologia

As mulheres precisam passar pelo crivo dessa especialidade, pois qualquer tipo de infecção deve ser tratada antes da intervenção. 

Pneumologista

O pneumologista é fundamental no pós-operatório, pois ele é quem avalia a condição respiratória do paciente. As pessoas que sofrem com obesidade precisam fazer um grande esforço para respirar, por isso, o pulmão precisa estar em bom estado.

Cardiologista

O parecer de um cardiologista é importante em qualquer cirurgia. É esse especialista que calcula o risco cirúrgico do paciente.

Nutricionista

O acompanhamento de uma nutricionista também é fundamental no pré e no pós-operatório. Antes da cirurgia, o paciente já será orientado a para mudar sua alimentação. Esse profissional também irá orientá-lo sobre toda a mudança necessária nos seus hábitos alimentares.

Agora acredito que seja fácil perceber a importância do acompanhamento multidisciplinar na cirurgia bariátrica. Cada especialista desempenha uma tarefa fundamental no processo. Quer saber mais? Clique no banner!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp